A visão clássica do conceito de Aprendizagem Significativa foi proposta pela primeira vez por David Paul Ausubel em 1963 e posteriormente reiterada no ano de 2000 pelo mesmo. Conforme David P. Ausubel, a aprendizagem significativa “é o mecanismo humano, por excelência, para adquirir e armazenar a vasta quantidade de ideias e informações representadas em qualquer campo de conhecimento[1]”. Segundo Moreira (2005), a aprendizagem significativa pode ser considerada como,
"A interação cognitiva não-arbitrária e não-literal entre o novo conhecimento, potencialmente significativo, e algum conhecimento prévio, especialmente relevante, o chamado subsunçor, existente na estrutura cognitiva do aprendiz. (MOREIRA, 2005, pág. 1)"
Conforme, ainda Ausubel, “Aprendizagem significa organização e integração do material na estrutura cognitiva3” (MOREIRA, 1982, pág.4). Para compreendermos melhor as ideias de Ausubel sobre aprendizagem significativa, precisamos primeiramente entender o significado de alguns conceitos básicos a respeito da teoria, conforme ilustra a figura abaixo.
"A interação cognitiva não-arbitrária e não-literal entre o novo conhecimento, potencialmente significativo, e algum conhecimento prévio, especialmente relevante, o chamado subsunçor, existente na estrutura cognitiva do aprendiz. (MOREIRA, 2005, pág. 1)"
Conforme, ainda Ausubel, “Aprendizagem significa organização e integração do material na estrutura cognitiva3” (MOREIRA, 1982, pág.4). Para compreendermos melhor as ideias de Ausubel sobre aprendizagem significativa, precisamos primeiramente entender o significado de alguns conceitos básicos a respeito da teoria, conforme ilustra a figura abaixo.
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